terça-feira, 19 de abril de 2011

NOVA CULTURA?
NOVAS TECNOLOGIAS?
SIM.
CIBERCULTURA

        Cibercultura uma cultura multi eclética do mundo virtual e tecnológico que se encontra no Ciberespaço.
    Essa cultura é o mundo e a sociedade global transformada e evoluída.
Tudo que fazíamos antes, ainda praticamos hoje,ela não exclui as maneiras antigas de se viver, mas sim traz uma grande transformação em massa que não existia antes e habilidades muito mais modernas e qualificadas.
“Ciberespaço, uma palavra que foi criada por um escritor de ficção chamado Willian Guibson”,conforme vídeo:(frase extraída do vídeo abaixo):
http://www.youtube.com/watch?v=eqJG9xmb0KE&feature=related

        É um espaço virtual que se cria a partir das conexões de rede.
A Cibercultura está na expansão da Internet, ela se denomina por vários fatores, práticas, ideias que trazem a cada ser humano a liberdade de expressão e o poder da interatividade.
Nela podemos mudar, criar, expandir, diluir, pois não somos mais expectadores, e sim formuladores de experimentações, expressões e situações ,enfim, a comunicação em massa.
    Essa cultura transforma, a partir daí vem a cooperação de cada indivíduo no Hipertexto, por exemplo, onde podemos criar,interagir, editar um mesmo texto exercendo essa prática entre várias pessoas em um espaço online e virtual.
Assista ao vídeo interessantíssimo de Pierre Lévy, falando sobre a CIBERCULTURA
http://www.youtube.com/watch?v=-FeTywlM47s&feature=related

    Tantas difusões, muitas modificações, quanta comunicação:
ORKUT,TWITER,BLOG,MSN,GOOGLE,MYESPACE,FACEBOOK,YOUTUBE.
Nossa quanta informação...
    E OS POVOS DO CAMPO ESTÃO PREPARADOS A TANTA TECNOLOGIA?
    ELES TEM ACESSO A TUDO ISSO?
    A ESSA CULTURA?
    Os povos do campo estão distantes dessa cultura, computadores e Internet, nem todas as crianças tem acesso a rede e a esses meios de comunicação,a Inteligência Coletiva está longe desses alunos pois para isso é preciso estarem no meio virtual.
    Claro que em alguns casos a tecnologia digital já está disponível, mas é preciso muito trabalho e desenvolvimento para que a Cibercultura se torne pratica assídua no cotidiano dos povos no campo.
    Hoje já existem projetos e programas que fornece computadores e internet para essas escolas,porém é preciso que isto se desenvolva ainda mais para que estes vivam essas transformações e possam usufruir desta cultura.
    No entanto a maioria da sociedade já está ‘’conectada’’ a essa meio muito antes dessas pessoas ligadas a vida rural.
    Acredito que as práticas da Cibercultura chegará a esses povos futuramente, mais quando isso acontecer o mundo poderá estar em outra era pouco mais desenvolvida.
    A partir daí que entra a ação do professor autor, que deve ter atitudes para poder passar a seus alunos do campo com mais rapidez sobre essa cultura, interagir com eles e buscar a inteligência intelectual se aprimorando sem parar no meio virtual e tecnológico.
Nos povos do campo ainda se trabalha com a educação tradicional que poderá dificultar a estes a adaptação tecnológica de hoje,neste contexto também exige do professor muita comunicação e experiências dentro da Cibercultura para que ele possa construir um aluno apto a essas e outras transformações.
    A Cibercultura é um processo de inclusão de todos os povos, porém alguns conhecem essa cultura mais cedo porque tem o acesso a rede e infelizmente as pessoas do campo só não entram em contanto com este mundo antes por não conseguirem se conectar, ou seja, em muitos locais não existe internet, provedores e rede para o sinal da internet.
    O Licenciado
    Será benéfico quando todos os povos do campo conseguirem acesso a Cibercultura, cultura que nos coloca a frente de um mundo vasto de possibilidades, se tornando pessoas mais atualizadas e participativas. É maravilhoso quando esses povos se conectam a internet descobrindo, conhecendo e construindo imagens, sons, textos, desenhos, vídeos, enfim infintas ferramentas para se trabalhar no mundo virtual.
Isto é, e sempre será muito significativo para a vida dessas pessoas,elas precisam destas práticas para estarem atualizadas com o mundo e para a construção de seus futuros,seja na vida pessoal e profissional.

“Ensinar não quer dizer transmitir conhecimento,
mas criar possibilidade para sua própria produção ou construção’’
PAULO FREIRE




ANAJARA DE SOUZA CALDERON