terça-feira, 9 de abril de 2013

MUSEU VIRTUAL - ESCOLA PARCEIRA 

  
           MONJOLO - LOCALIDADE DA ESCOLA PARCEIRA

     O curso de Educação do Campo tem nos proporcionado conhecer a realidade da comunidade escolar, devido a isto a comunidade do Monjolo, 5º distrito de Santo Antônio da Patrulha, tem me acolhido muito bem, com a colaboração de todos, dos moradores, ex-moradores, professores, alunos, líderes e pioneiros que integram esta localidade pude conhecer ainda mais a realidade local e toda a sua história.
     Buscando informações a respeito do lugar e da escola parceira Escola Estadual de Ensino Fundamental Felisberto Luiz de Oliveira, que atende da pré-escola até a 8ª série,constatei que ali existem muitos moradores que ainda vivem da agricultura,roça, pecuária, criação de gado, plantações,alguns mantém estas atividades como profissão, como sustento familiar e outros porque simplismente gostam. Vejam algumas imagens da localidade:



Mais sobre a escola:

A antiga escola Coronel Camisão, hoje escola Felisbero Luiz de Oliveira foi fundada no ano de 1941,a partir da doação de terras por parte do Sr.|Felisbeto,em homenagem a este pioneiro que foi criado o nome da escola.
A foto abaixo é o local onde era a Coronel Camisão, que hoje é um ponto comercial:




Foram muitos os pioneiros que ajudaram a contruir a história do lugar, tanto na fundação da escola , quanto no desenvolvimento do distrito.
Pesquisei muito, com entrevistas, vídeos, conversas,onde pude conhecer aqueles que tem muito orgulho de fazer parte desta ''família'', família esta de primeiros moradores, primeiros professores, primeiras catequistas, e muitos outros que, de alguma forma contribuíram nesta caminhada.

Hoje a escola se encontra assim:












Estas fotos abaixo são de algumas das pessoas em que pude conversar sobre a história do Monjolo, entre elas, pioneiros e pioneiras do lugar:



Maria Odete Selistre.


Maria Odete Selistre.

Tranquilo Genari e Dorival Genari.

 
Tranquilo e Dorival Genari com amigos e familiares



1ª Eucaristia - Monjolo



Procissão da 1ª Eucaristia

 
Igreja São Paulo

Acredito que pude descrever aqui no Blog um pouco mais sobre o que eu pesquisei e aprendi desde o começo do curso sobre o entorno da escola parceira, para finalizar quero publicar o vídeo que realizei entrevistando os queridos Srs., O Sr. João Ózio e a Sra. Alice Ana de Oliveira Selistre.
Vídeo: