terça-feira, 29 de março de 2011

HISTÓRIA DO LUGAR ONDE MORO!


UM POUCO DA HISTÓRIA DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA

Vou falar sobre a história e relatar alguns fatos que deram origem a cidade de Santo Antônio da Patrulha. Esse município, um dos quatro mais antigos do estado do Rio Grande do Sul se situa no litoral norte do RS.
Realizei minha entrevista com o Sr.Valdomiro dos Santos, morador do interior de Santo Antônio da Patrulha, no Herval, ele tem 67 anos e mora neste lugar desde que nasceu. A localidade fica situada a 3 km da cidade.
Conforme entrevista a história da cidade tem várias origens e tem um perfil direcionado a vida no campo e área rural.
Ele conta que há muito tempo atrás havia os tropeiros que passavam ali nos arredores de Herval e Guarda Velha eles faziam o trajeto a pé com o gado de Mostardas para a Serra, essas tropas ajudaram a expandir o território. Nesta época já haviam as Charqueadas, diz o Sr. Valdomiro que salgavam o charque em uma gamela grande de madeira e após o colocavam no sol para secar, todo colono fazia isso para conservar a carne por mais tempo.
Naquela época algumas das principais atividades econômicas era a criação de gado o plantio de arroz e a agricultura de subsistência. Comenta então que na época não tinha vacina para o gado, e, na lavoura de arroz, faziam a colheita manual, era preciso de muitos homens para a realização deste trabalho.
Próximo ao lugar onde eu moro no Bairro Pindorama, Sr. Valdomiro diz que havia um galpão grande no qual comercializavam o couro do gado para curtume, faziam tapetes e calçados, como este local tinha um forte mau-cheiro a maioria dos moradores não queriam residir por ali, só com o término deste que surge o loteamento e se expande.
Na parte da educação ele relata que tinha de ir á escola a pé ou a cavalo, este acesso era muito difícil e na escola havia apenas uma professora dando aula para várias turmas, a situação era precária. Sr.Valdomiro com 10 anos saía da aula e ia trabalhar no Engenho, por esse motivo ele e muitas outras crianças paravam de estudar e somente trabalhavam. Dessa forma contribuíam para a agricultura de subsistência da família.
Com a chegada dos primeiros colonizadores a agricultura começa a crescer e o povo se junta. Neste momento aparece a cana-de-açúcar, com isso é feito o melado a garapa, a rapadura entre outros, também nesta época os alambiques produziam a aguardente. Essas atividades são importantes para história do desenvolvimento da cidade, pois é a partir destas que Santo Antônio da Patrulha é conhecida como a terra do sonho da cachaça e da rapadura.
O Sr. Valdomiro conta que no início do século XX a cidade cresce, surgem fábricas de máquinas e equipamentos agrícolas, facilitando a vida do homem no campo, não era mais preciso, por exemplo, colher arroz com as mãos, pois com as máquinas e apenas dois homens já era possível este processo. A produção de cana melhora, iniciando a transformação do comércio e da indústria. Após muito tempo a cidade cresce. Muitos locais onde era visto somente campo, hoje há muitas casas modificando assim bastante o lugar. 
A cidade também chama atenção pela riqueza do seu folclore em que estão o Baile de Masquê realizado geralmente em festas da localidade com apresentação de danças.
A Cavalhada que é uma herança cultural, a Festa do Divino, que com muito orgulho ele faz parte do grupo “Tropeiros do Divino”, uma irmandade religiosa levando a bandeira do divino tanto na cidade como no interior. Por último Terno de Reis, que é uma atividade cultural realizada no dia dos Reis Magos em Seis de janeiro.
Atualmente o Sr. Valdomiro assim como pequenos agricultores da região tem plantação de aipim, batata, milho, Cameron e feijão, culturas que também auxiliam no sustento da família.
No município também há festas populares como a Moenda e o carnaval.
Santo Antônio da Patrulha atualmente é um município que está ainda em desenvolvimento, e, com certeza o Pólo Universitário vem contribuindo muito para isso, principalmente na área da educação e quero ser uma dessas pessoas que ajudarão neste processo e fazer a diferença!!!

10 comentários:

  1. Colega!!
    Adorei teu blog!Obrigada pela tua ajuda e incentivo.Você já faz a diferença!!

    ResponderExcluir
  2. OLÁ COLEGA!
    Achei muito interessante o teu blog pois está bem criativo, contando exatamente como era e como está o município de Santo Antônio da Patrulha.
    Você é uma pessoa que vai a luta para alcançar o seu objetivo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, conheci um pouco mais sobre Santo Antonio da Patrulha...
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Parabés pelo trabalho.
    Vamos crescer juntas.

    ResponderExcluir
  5. amei teu blog
    de verdade
    tambem estou adorando o curso apesar de me atropelar com a tecnologia que é muito diversificada.
    entretanto precisamos nos adaptar!
    parabens pelo blog!
    lindo!lindo!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns colega! Gostei muito do teu blog!
    Está muito criativo!
    Um abraço
    Renata

    ResponderExcluir
  7. muito interessante o teu blog.
    parabéns!
    beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oi! Anajara teu Blog ficou muito bem legal o vídeo da entrevista com o seu Valdomiro foi bem criativo e interessante,parabéns Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, adorei seu blog...esta bem organizado e critivo. Seus trabalhos ficaram ótimos...bjinho. Claudine.

    ResponderExcluir
  10. Olá Anajara!
    Olá Anajara!
    Parabéns pelo blog!!!
    A construção do Museu Virtual destaca aspectos importantes da história da sua comunidade através de imagens e vídeos que demonstram o cotidiano do lugar.
    TD Carmen

    ResponderExcluir